An error has occurred

Divirta-se nas Favelas do Rio | Ipanema Beach Hostel

Divirta-se nas Favelas do Rio

Com a pacificação dos morros do Rio, um novo tipo de programação tornou-se habitual para os cariocas e turistas do mundo inteiro: “favela tour” ou simplesmente curtir bares e eventos do alto das comunidades.

Vamos indicar os principais passeios e melhores bares das comunidades pra você conhecer o verdadeiro Rio de Janeiro. Confira:

 

VIDIGAL

vidigal favela rio

Com a uma das mais belas vistas do alto da Zona Sul da cidade – disputando com Cantagalo e Tavare Bastos –  com destaque para o visual da orla de Leblon, Ipanema e Arpoador, o Morro do Vidigal talvez a melhor opção para quem quer visitar uma favela carioca. Desde a pacificação, vários hostels se instalaram na comunidade, que virou point de festas. No Mirante do Arvrão, por exemplo, já tem até uma minifilial do grupo Belmonte, chamada de Belmontinho, e a sede do grupo de teatro Nós do Morro. Tem também a Laje do Neguinho, que é hostel e recebe eventos, o Bar da Laje, a trilha para o topo do morro dois irmãos e outros points que recebem programação eventuais. O jeito mais fácil de subir é de mototáxi, táxi ou van. Não precisa de guia, os moradores são super receptivos.

vidigal   vidigal   vidigal

CHAPÉU MANGUEIRA – BABILÔNIA | LEME

bar do alto caipichop

 

A boa do Morro Chapéu Mangueira é experimentar a feijoada de frutos do mar do Bar do David. A cerveja é bem gelada e ainda tem um camarão empanado de entrada ma-ra-vi-lho-so.

Subindo um pouco mais, é possível encontrar uma bela vista da Praia de Copacabana, uma dos cartões-postais da cidade. Os pratos são servidos apenas sábados e domingos, nos dias de semana somente aperitivos estão disponíveis Bar do David fica na Ladeira Ary Barroso, 66 – loja  3, Chapéu Mangueira

bar do david favela leme

Tem também o Bar do Alto, láaaa no alto mesmo e com mais umas boas escadinhas. Mas a vista, drinks e petiscos compensam! Funciona da quarta a domingo, a partir das 13h, na rua São Jorge, 4, Babilônia (É só seguir a Ladeira Ary Barroso até o final). Destaque pro risoto de bobó e pro harumaki de feijoada. Pra beber, peça o caipichope, de conceito estranho e sabor delícia.

E mais um pra fechar a conta: a Laje do César, que atende grupos de, no mínimo, dez pessoas com hora marcada. A especialidade é a feijoada, mas oferece gostosuras como cozido, moqueca capixaba e mocotó

Para chegar aos bares é preciso subir uma escada e passar por casas da favela, ou pegar um mototáxi. Não precisa de guia.

 

 

DONA MARTA | BOTAFOGO

favela dona marta

Dona Marta foi a primeira comunidade a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora, a UPP.  A quadra da Mocidade Unida do Santa Marta também atrai festas e rodas de samba que atraem cariocas e turistas.

Outro ponto turístico é o Largo de Michael Jackson, onde o popstar norte-americano gravou parte do clipe “They don’t care about us”, em 1996, e que ganhou uma estátua de bronze do músico. No espaço, de aproximadamente 100m², existe ainda um painel de mosaico de pastilhas do artista Romero Britto. É palco também do Pôr do Santa, roda de samba que acontece sempre no primeiro sábado do mês.

michael jackson dona marta

O famoso frango a passarinho do Bar do Zequinha é queridinho dos cariocas, que enlouquecem a Dona Conceição – casada com o Zequinha – com pedidos de cerveja.

Para os fãs de belas paisagens, a boa é curtir o visual do Mirante Dona Marta, que dá pra chegar sem passar pela comunidade. A vista para o Cristo Redentor é privilegiada.

 

 

MANGUEIRA

comunidade mangueira - quadra samba

A da Zona Norte do Rio é mundialmente conhecidas devido ao carnaval. Não à toa, a quadra é uma das mais procuradas por turistas para curtir ensaios de escola de samba e feijoadas, mesmo antes das UPPs. Os ensaios são aos sábado, vale consultar antes a programação. A quadra da Mangueira fica na Rua Visconde de Niterói 1072

 

 

ROCINHA | SÃO CONRADO

favela da rocinha

A favela da Rocinha é a maior favela da América Latina. Localizada na zona sul do Rio de Janeiro, a comunidade conta com uma ótima infra-estrutura para receber turistas do mundo inteiro. Além da simpatia dos seus habitantes, a comunidade conta ainda com diversos projetos sociais e mirantes para observação da bela vista como da praia de São Conrado, Pedra Bonita e outros pontos da cidade. O ideal é procurar uma agência que faça o “favela tour”, pois a comunidade é muito grande e ir sozinho pode ser perigoso.

Vale visitar o “Carnes do Glimário”. Conhecido como o ‘Porcão da Rocinha’, assa carnes exóticas como codorna, javali e até lagostas

 

 

CANTAGALO PAVÃO-PAVÃOZINHO | COPACABANA – IPANEMA

vista morro do cantagalo rio de janeiro

Com a localização mais privilegiada das comunidades cariocas, o “PPG” (Pavão, Pavãozinho e Galo), fica parte em Copacabana, parte em Ipanema.

Lá tem o MUSEU DA FAVELA (MUF), que faz passeio por toda a comunidade, o projeto Viva Rio e outras atrações como a laje do Tikki Hostel e o Jardim do Céu. Até março de 2016, existia o bar/eventos Gilda no Cantagalo, mas infelizmente, devido a crise, fechou as portas. Mas se entrar na fanpage e contactá-los, dá pra fechar grupos e visitar o espaço para fotos e até mesmo pequeno evento particular.

vista morro do cantagalo   jardim do ceu no pavão pavãozinho copacabana   museu da favela

 

 

TAVARES BASTOS | CATETE

jazz no the maze - catete

O The Maze é um lugar despojado, com mesas e bancos de cimento, um pouco improvisado, mas super charmoso. A vista é deslumbrante para a Baía de Guanabara e Pão de Açúcar.

O britânico Bob Nadkarni, que é dono do hostel, anima o local cantando com a banda The Maze Original. Rola também muitos eventos de gastronomia e famoso Jazz por lá.

Não precisa de guia para chegar lá 🙂

Saiba mais em: www.facebook.com/TheMazeRio

MAZE-Tavares-Bastos  the maze catete

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat